Início Bahia Governo Federal retoma obras de saneamento em Camaçari

Governo Federal retoma obras de saneamento em Camaçari

Governo Federal retoma obras de saneamento em Camaçari
Foto: Eduardo Costa | CC

O Novo PAC projeta um novo sistema integrado de saneamento para o município de Camaçari, com o início das obras de macrodrenagem e esgotamento sanitário nesta quarta-feira (1º). O ministro da Casa Civil, Rui Costa, que coordena o programa, esteve presente na cerimônia de assinatura da autorização das obras.

Serão R$412 milhões em intervenções de macrodrenagem e esgotamento sanitário na Bacia do Rio Camaçari e na etapa Canal Lama Preta. Além disso, haverá obras nos rios Camaçari, Pedreiras e afluentes. As ações incluem drenagem para evitar alagamentos e intervenções estruturantes voltadas à prevenção de desastres em áreas de risco.

O município de Camaçari é considerado uma cidade industrial, abrigando grande concentração de indústrias. Dessa forma, o Novo PAC também contempla ações e projetos para atender demandas como mobilidade urbana nesse importante polo da Bahia.

“Nós temos um projeto para Camaçari e região que é interligar esses municípios por trilhos a Salvador. Queremos o VLT chegando a Camaçari, Dias d’Ávila, Alagoinhas e Simões Filho. Amanhã, o presidente Lula vem à Bahia para acompanhar as obras do VLT na capital. Temos o respaldo para dizer que vamos ir além: vamos finalizar o projeto”, afirmou Rui Costa.

O ministro disse ainda que retornará em breve a Camaçari para participar de mais uma agenda do Novo PAC: a inauguração da policlínica, prevista para maio. “Até o fim de maio, vamos inaugurar a policlínica de Camaçari. No Brasil, dois estados lideram a construção de policlínicas, e a Bahia é um deles. Temos hoje 26 policlínicas funcionando e estamos construindo mais oito, por decisão do presidente Lula”.

Ao finalizar o discurso, o ministro destacou a retomada de empregos no município após a saída da Ford e a solução construída pelos governos federal e estadual, seguida pela chegada da BYD, com apoio do presidente Lula.