Por Redação – Foto Divulgação

 

A programação da III Cacauicultura 4.0 já está pronta e o evento ocorrerá nos dias 19 e 20 de abril na sede da Biobrasil Mudas, no perímetro irrigado em Riachão das Neves, Bahia. As palestras com renomados nomes da cacauicultura brasileira já estão confirmadas. Confira abaixo a programação da III Cacauicultura 4.0 edição 2024.

DIA 19/04

Cacauicultura brasileira: onde estamos e onde podemos chegar – Anna Paula Losi – presidente executiva da Associação Nacional das Indústrias Processadoras de Cacau – AIPC.

Caracterização de folhas e frutos de Theobroma cacao L. produzido no Oeste da Bahia – Paulo Marrocos, Ana Maria Mapeli e Verônica Jayne Carvalho Idalino – Paulo Marrocos, Doutor em Fitotecnia, Pesquisador – CEPLAC, Professor – UESC. Ana Mapeli, Doutora em Fisiologia Vegetal, Professora da Universidade Federal do Oeste da Bahia. Verônica Jayne Carvalho Idalino, Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais (PPGCA-UFOB).

Genética e melhoramento do cacaueiro visando o desenvolvimento de clones de elevada produtividade para o Cerrado – Dario Ahnert, PhD em Genética e Melhoramento, Pesquisador Sênior do CIC, Expert em Cacau.

Tecnologia Digital e Controlada para Fermentação Automatizada – Rodrigo Mira de Oliveira – CEO Founder da Campotech.

Concentração de safra do cacaueiro de alta tecnologia para otimizar a operação de colheita – Victor Maia – Professor da Universidade Estadual de Montes Claros.

TECNOLOGIAS AVANÇADAS DE COMANDO E CONTROLE EM SISTEMAS DE IRRIGAÇÃO – FREDERICO MAIA HAUN – Gestor de Serviços da Rain Bird Brasil.

Cenário atual do mercado e projeções futuras – Paulo Augusto Torres – Consultor de cacau para NEWMAR COCOA.

DIA 20/04 – DIA DE CAMPO

VIVEIRO BIOBRASIL: INÍCIO DO CADASTRAMENTO/CAFÉ DA MANHÃ Sessão Itinerante da Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa da Bahia Deslocamento Fazenda Santa Helena

Moisés Schmidt, um dos idealizadores do evento, fala sobre esse marco da cacauicultura brasileira:

“Eu enxergo com grande entusiasmo essa revolução que está ocorrendo na cacauicultura do Brasil. A Cacauicultura 4.0 é muito mais do que uma simples atualização tecnológica; trata-se de uma mudança de paradigma que pode impulsionar novos negócios a novos patamares de eficiência e produtividade. Essa nova era nos oferece ferramentas inovadoras, como o uso da tecnologia, sensoriamento, automação, rusticidade e qualidade de mudas, que podem otimizar cada etapa do processo produtivo. Este é o momento de aprender, trocar experiências e fortalecer nossa comunidade de produtores de cacau. O futuro da cacauicultura está diante de nós, e podemos moldá-lo juntos. Vamos aproveitar essa oportunidade para impulsionar nossas plantações, melhorar a qualidade dos nossos produtos e garantir a sustentabilidade a longo prazo de nossos negócios. Conto com a sua participação, e convido a todos para participarem nessa jornada rumo à inovação e prosperidade na cacauicultura do Cerrado da Bahia. Juntos, podemos construir um futuro mais promissor para a cacauicultura brasileira.”
“Participar da Cacauicultura 4.0, em um momento tão marcante para a indústria do cacau, é motivo de muita satisfação para a Cargill. O evento, de grande importância para a estratégia da companhia, é fundamental para continuarmos apoiando os produtores e sermos parceiros em busca de rentabilidade e diversificação para os diferentes projetos de plantio, sempre alinhados às práticas de tecnologia e sustentabilidade”, destaca Laerte Moraes, diretor-geral de Alimentos e Ingredientes da Cargill na América do Sul.