O INSS bloqueou repasses ao Banco Master devido a fortes indícios de irregularidades. A autarquia identificou graves falhas em contratos de empréstimos consignados para aposentados.
O presidente Gilberto Waller Junior explicou os motivos. “Os contratos analisados não cumprem nossas normas”, afirmou. Segundo ele, os documentos omitem taxas de juros e têm problemas de validação. Por exemplo, assinaturas eletrônicas não possuem o QR Code necessário para autenticação.
Cerca de R$ 2 bilhões relativos a 254 mil contratos estão retidos. O INSS marcou uma reunião com o liquidante do banco para discutir o caso. A autarquia concederá um prazo para a devida regularização das assinaturas.
Waller Junior também deu um recado aos beneficiários. “Nosso aposentado que teve desconto desde setembro pode ficar tranquilo”, declarou. Caso o banco não comprove a idoneidade, o INSS cancelará os consignados. Os valores serão devolvidos aos titulares.
