Por Redação – Foto Divulgação/WSL

Nesta quinta-feira (30), o surfista Ítalo Ferreira garantiu o título da etapa de Teahupoo do Circuito Mundial de Surfe. Na final, o atleta do Rio Grande do Norte demonstrou seu domínio na bateria, superando o havaiano John John Florence por uma margem estreita de 17.70 a 17.16. Esta é a primeira vez que Ferreira conquista o título no Taiti, juntando-se a outros três brasileiros que já alcançaram o topo: Bruno Santos em 2008, Gabriel Medina em 2014 e 2018, e Miguel Pupo em 2022. Apesar de ser o atual medalhista de ouro olímpico, Ferreira não havia vencido uma competição na elite da WSL desde 2021.

Na semifinal, Ítalo Ferreira eliminou o marroquino Ramzi Boukhiam com uma pontuação de 13.27 contra 8.50. Enquanto isso, John John Florence derrotou o brasileiro Gabriel Medina com uma pontuação de 18.00 contra 14.00, garantindo sua vaga na final.

Com a conquista do título, o surfista potiguar saltou 11 posições no ranking da WSL, assumindo o quinto lugar. É importante ressaltar que as águas de Teahupoo serão o cenário para as competições de surfe nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. No entanto, apesar de ser o atual campeão olímpico, Ítalo não conseguiu se classificar para defender seu título. O Brasil será representado por Gabriel Medina, Filipe Toledo e João Chianca no masculino, e por Tatiana Weston-Webb, Luana Silva e Tainá Hinckel no feminino.