Por Victor Razoni – Foto Victor Ferreira/EC Vitória

Em um emocionante jogo disputado no Barradão neste domingo (31), o Vitória saiu na frente na final do Campeonato Baiano. Após estar perdendo por 2 a 0, o Rubro-Negro conseguiu uma virada histórica, deixando os mais de 30 mil torcedores presentes no estádio em êxtase. Os gols da partida foram anotados por Thaciano e Cauly para o Bahia, enquanto Matheus Gonçalves marcou duas vezes e Iury Castilho balançou as redes pelo Leão da Barra.

Com a vitória de hoje, o Vitória alcançou uma sequência de 23 jogos invictos em casa. A decisão do título acontecerá no próximo domingo (7), às 16h (horário de Brasília), na Arena Fonte Nova. O Tricolor, atual campeão baiano, precisará vencer por uma diferença de dois gols para erguer a taça novamente. Se vencer por apenas um gol, a definição do campeão será decidida nos pênaltis.

No início do primeiro tempo, o Vitória teve maior posse de bola, porém finalizou pouco. A melhor oportunidade de gol ocorreu aos 16 minutos: Camutanga lançou a bola na área e, em uma saída apressada do goleiro Marcos Felipe, a bola sobrou para Alerrandro, que ficou cara a cara com o gol vazio, mas chutou para fora. Após esse susto, o Bahia se organizou em campo e começou a tentar abrir o placar de fora da área, primeiro com Lucas aos 32 minutos e, em seguida, com Juba. A jogada mais perigosa ocorreu no final, após um erro na saída de bola do goleiro Lucas Arcanjo. Após um cruzamento na área, Thaciano cabeceou em direção ao gol, mas o zagueiro Wagner Leonardo salvou em cima da linha.

A segunda etapa foi emocionante. Logo no primeiro minuto de jogo, aproveitando um erro do volante Willian Oliveira na saída de bola do Leão, Cauly passou para Thaciano marcar o primeiro gol no Barradão. Apesar de estar atrás no placar, o Vitória continuou atacando e teve uma oportunidade de empatar aos 13 minutos, quando Dudu levantou a bola para Alerrandro, que ficou frente a frente com o goleiro Marcos Felipe, mas não conseguiu dominar a bola. Logo depois, aos 17 minutos, o Bahia ampliou o placar com Juba, que avançou pela esquerda e cruzou para Cauly marcar.

O Vitória diminuiu a diferença quatro minutos depois. Dudu lançou a bola para Matheusinho chutar de fora da área, mas o argentino Cuesta desviou e a bola sobrou para Mateus Gonçalves marcar. E o destino quis que ele fizesse seu segundo gol, incendiando a partida, empatando aos 44 minutos após uma tentativa de defesa de Marcos Felipe. E como diz o ditado, o jogo só termina quando acaba, e nos acréscimos, Iury Castilho virou o placar a favor do Leão. O camisa 7 aproveitou um lançamento de Zeca vindo da direita para surgir na pequena área e chutar para o fundo do gol.