Por Redação – Foto Reprodução

 

A situação do ex-prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho (PT), ficou ainda mais complicada na última quinta-feira (18) com a confirmação de sua inelegibilidade pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), reafirmou a impossibilidade de Carvalho participar das eleições municipais na terça-feira (16).

Isaac Carvalho, que já foi prefeito da quinta maior cidade da Bahia, continua insistindo em manter sua candidatura. No entanto, ao acessar a Certidão de Quitação Eleitoral do candidato no site do TSE, é possível verificar que ele possui pendências que o impedem de estar “quite” com a Justiça Eleitoral.

A certidão aponta que a inelegibilidade se deve à “suspensão de direitos políticos (improbidade administrativa), não podendo exercer o voto ou regularizar sua situação eleitoral enquanto durar o impedimento”.

Até recentemente, ele era considerado o favorito para representar a Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB, PV) na disputa pela prefeitura de Juazeiro. A candidatura de Carvalho tinha o apoio entusiástico do PT, mas agora a Federação terá que considerar outros pré-candidatos. Entre os nomes mencionados estão os deputados estaduais Zó do Sertão (PCdoB) e Roberto Carlos (PV).

Além dos candidatos da Federação, outros pré-candidatos já estão se mobilizando para a eleição. Andrei da Caixa (MDB), considerado um “nome novo” na política local, e Joseph Bandeira (PSB), ex-deputado federal e ex-prefeito do município, também estão na disputa.