Início Bahia Lídice da Mata destaca redução da desigualdade na gestão de Jerônimo

Lídice da Mata destaca redução da desigualdade na gestão de Jerônimo

Lídice da Mata destaca redução da desigualdade na gestão de Jerônimo
Foto: Divulgação

Os novos dados da PNAD Contínua divulgados pelo IBGE apontam que a Bahia alcançou, em 2025, o menor nível de desigualdade social de sua história. O Índice de Gini caiu para 0,466, após quatro anos consecutivos de redução, consolidando, portanto, o estado como o menos desigual do Nordeste e entre os menores do país.

“Essa é uma marca importante do governo Jerônimo Rodrigues, que tem trabalhado muito pela construção da Nova Bahia, cada vez menos desigual”, afirma a deputada federal Lídice da Mata (PSB).

A queda da desigualdade ocorreu em ritmo superior ao observado no Brasil e na própria região Nordeste. Entre 2021 e 2025, a redução baiana foi 2,4 vezes maior que a média nacional. O desempenho veio acompanhado de forte crescimento da massa salarial, que atingiu R$ 14,6 bilhões mensais. Além disso, também houve aumento do rendimento domiciliar per capita para R$ 1.452.

Para Lídice, os indicadores mostram que a Bahia atravessa um ciclo de inclusão social. Esse período é sustentado pelo fortalecimento da renda do trabalho e pela ampliação de oportunidades econômicas. De acordo com ela, o estado passa a ocupar posição de destaque nacional ao combinar crescimento econômico e redução das desigualdades.

Lídice ressaltou ainda que a renda do trabalho passou a representar parcela maior na composição da renda das famílias baianas, enquanto a participação de programas sociais recuou. Para a parlamentar, o dado evidencia maior inserção produtiva da população e dinamismo crescente da economia estadual.

Os números divulgados pelo IBGE também mostram que a Bahia concentra atualmente 25,8% da massa salarial de todo o Nordeste, mantendo a liderança regional. O estado aparece ainda entre as cinco unidades da federação com menor desigualdade social do Brasil em 2025.