Por Redação – Foto: Divulgação / Fifa

A cerimônia do Fifa The Best 2023 está programada para acontecer em Londres no dia 15 de janeiro de 2024, conforme anunciado pela Fifa nesta sexta-feira (8). Este evento prestigia os melhores jogadores e personalidades do mundo do futebol, seguindo os critérios estabelecidos pela entidade.

Os indicados para o The Best 2023 foram anunciados em setembro. Na corrida pelo prêmio de melhor jogador do mundo, seis atletas do Manchester City, vencedores da Champions League, estão incluídos, entre eles Haaland e De Bruyne. Mbappé, do Paris Saint-Germain, e Messi, ex-PSG e atualmente no Inter Miami, também fazem parte da lista. No cenário feminino, personalidades como Aitana Bonmatí, Jenni Hermoso e Salma Paralluelo, todas campeãs mundiais com a Espanha, estão na disputa.

Ederson, do Manchester City, é o único brasileiro indicado em uma categoria técnica, concorrendo ao prêmio de melhor goleiro do mundo. Ele disputa a honraria com Bono, ex-Sevilla e atualmente no Al-Hilal, Courtois, do Real Madrid, Onana, ex-Inter de Milão e agora no Manchester United, e Ter Stegen, do Barcelona.

No The Best 2023 masculino, o período de avaliação é mais curto, abrangendo de 19 de dezembro de 2022, um dia após a final da Copa do Mundo no Catar, até 20 de agosto de 2023.

Já para as mulheres, o período padrão de aproximadamente um ano foi mantido, indo de 1º de agosto de 2022 a 20 de agosto de 2023, data da final da Copa do Mundo Feminina.

No Prêmio Puskás, o Brasil está representado por dois concorrentes: Guilherme Madruga, pelo Botafogo-SP, e Bia Zaneratto, pela seleção brasileira feminina, competindo pelo gol mais bonito entre outros nove indicados.