Por Confraria do NB – Foto Evaristo Sá/AFP

Lula é o contexto

Lula erra, erra muito e a esquerda passa a mão pela cabeça com a desculpa de que tiraram ele, sempre, de contexto. Nesta semana a referência infeliz que fez sobre futebol e violência contra as mulheres, logo sua compenheirada tratou de amenizar o tropeço verbal do presidente e em muitos casos jogando a culpa na imprensa por sair do contexto. É, neste ponto estão ficando igual aos bolsonaristas. “Tudo é culpa da imprensa que tira do contexto”. Passaram pano no caso do filho de Lula contra a ex-companheira e agora passam pano para forma desrespeitosa como Luis Cláudio Lula da Silva se dirigiu à primeira-dama Janja, numa mensagem também com sua ex-companheira.

Lula é o contexto II

Lula é figura que tem em sua essência, conceitos sociais de uma era conservadora. E sim, a esquerda também é muito conservadora e machista. Errado é a companheirada que defende isso como exclusividade da extrema direita. A Rússia prova o que estamos tentando dizer. Não é aceitável que os deslizes do presidente ou seus pares sejam tratados como “fora de contexto”. E pior do que ver os homens defendendo, é ver as mulheres da esquerda defendendo. Mas estamos falando de Brasil. E a esquerda no Brasil já perdeu sua direção a muito tempo. Sua bússola está focada apenas no centro do poder. Então nada mais a dizer. Apenas a lamentar onde moralmente chegamos. 

Barreiras barriada?

Prefeito Zito Barbosa – Foto Reprodução Prefeitura de Barreiras

A semana não foi nada boa para o prefeito Barreiras, Zito Barbosa (UB). Reportagem do jornal A TARDE revelou o rombo gigantesco do endividamento das contas públicas da prefeitura da capital do oeste da Bahia. Caso Tito (PT) ou Danilo Henrique (PP), ganhem a eleição deste ano, herdarão uma bola de neve financeira sem precedentes para derreter. Para piorar, a deputada licenciada Jusmari Oliveira revelou para o Notícias da Bahia que a prefeitura de Barreiras recebeu R$ 300 milhões em precatórios para educação e não investiu um centavo no ensino público da cidade. É o que diz Jusmari com base no que diz a justiça federal. É muito disse me disse. Mas a grana está curta e as contas no vermelho… saiu no A TARDE então é verdade.

VLT vs Empregos

Na audiência pública promovida na última quarta-feira para discutir o VLT do Subúrbio, o vereador de Salvador Thiago Ferreira (PT), conversando com a imprensa, levantou a questão para o que vai acontecer com os trabalhadores do sistema rodoviário que trabalham nos bairros que serão agraciados com o VLT. Assim como aconteceu com a chegada do metrô, que muitos ônibus saíram de circulação e logo, empregos foram perdidos, Thiago acendeu a luz da preocupação com os trabalhadores do transporte público que poderão perder seus empregos em detrimento da reorganização da operação no Subúrbio da capital. Até quando o povo ganha, o povo perde. É como diz o presidente da ALBA, Adolfo Menezes (PSD), “o Brasil é assim”.

Guerra à vista

Em Itabuna alguém quer promover uma guerra no Brasil. O motivo? Parece que colocaram o PSOL e o PL para realizarem seus eventos políticos simultaneamente dentro do mesmo espaço, no mesmo dia e na mesma hora. É como ter Coreia do Sul e do Norte juntas. Não dá liga. Igual a água e óleo. Não se mistura. Num grupo de whatsapp da região a resenha comeu solta. Até brincaram com uma possível união entre os partidos. Melhor união do que guerra. Acreditamos que se trata de um erro de organização de uma das partes ou esperteza dos proprietários do espaço quem fechou negócio com ambas as partes. Mas que seria o evento do ano, isso seria. E esta Confraria adoraria cobrir o ato.

Pablo ainda é uma terceira via

Em Feira de Santana o martelo está batido. O jogo está definido para um lado. É o que dizem os bastidores da política na Princesa do Sertão com a união entre Zé Ronaldo e Pablo Roberto como seu vice. Pablo retirou sua pré-candidatura num dia e no outro foi anunciado como pré-candidato a vice de Zé Ronaldo. E com esta união a eleição em Feira está praticamente garantida mais uma vez para um Zé e mais uma derrota para o outro Zé. Está Confraria entende que Pablo chegou como uma terceira via e sendo vice de Ronaldo se mantém e agora com mais força como uma terceira via para a cidade. Há muito tempo que não se faz política pensando no hoje. E a manobra de Pablo pensou no amanhã (2028). Pablo não tinha nada a perder. Jogou e saiu ganhando. 

Juazeiro, Juazeiro

E a justiça manteve a suspensão dos direitos eleitorais de Isaac Carvalho (PT), em Juazeiro. Está inelegível e ponto final. Agora que por força maior, o osso foi largado, cabe aos partidos da base se organizarem em torno do melhor nome para representar o campo da esquerda na cidade. Os deputados Zó do Sertão (PCdoB), Roberto Carlos (PV) e Joseph Bandeira (PSB) estão agora tentando dominar a bola nos peitos e sair jogando para marcar o gol e ter o nome elevado ao topo da disputa. Josehp. Quanto a Isaac coitado, insistiu tanto que criou desgaste dentro do próprio partido. A prova disso foi a forte presença do PT de Juazeiro no evento de Joseph Bandeira. Vamos aguardar cenas do próximo capítulo.  

Fala muito

A fala do técnico de futebol, Tite, “fala muito”, para o hoje seu desafeto e também treinador Felipão, nunca fez tanto sentido quanto agora em relação quanto agora. Mas desta vez a bola da vez está na política baiana. Uma figura bastante conhecida que agora só tem espaço em sua rede social para atirar contra seus opositores e plantar suas teorias políticas caóticas para os dois lados. Pois é. Ataca a oposição com ameaças e faz insinuações com seus agora aliados (vamos ver até quando) projetando o 2026 do seu grupo político. Alguns podem dizer que é do jogo. Então nós da imprensa temos o direito de noticiar e também de comentar o jogo. Mas o comentário que mais importa é o que anda rolando entre seus aliados. Cada vez que o senhor surge em sua rede falando muito, parece que o dano reflete em seu “afilhado” político mais do que em seu alvo dito. Já tem até quem diga que a conta começou a ficar cara demais para quem inventou de ressuscitá-lo para política. É mais uma cena que vamos aguardar os próximos capítulos. 

Charge de Gilmar