Por Redação – Foto Valter Campanato/Agência Brasil

Durante uma reunião no Palácio do Planalto nesta terça-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez uma brincadeira relacionada à violência contra as mulheres. Ao comentar uma pesquisa que mostrou um aumento nos casos de agressão doméstica após jogos de futebol, o presidente, sorrindo, afirmou: “se o cara é corintiano, tudo bem”. Lula é um torcedor declarado do clube paulista.

A declaração ocorreu após o presidente mencionar que a primeira-dama, Rosângela da Silva, o critica pela baixa presença feminina em suas agendas oficiais. Pouco antes, ele elogiou como “louvável” e “extraordinário” a presença de nove mulheres em um encontro com empresários do setor de alimentos. “Nunca fiz uma reunião com tantas mulheres aqui dentro”, destacou, antes de fazer o comentário alusivo à violência de gênero.

“Hoje, eu fiquei sabendo de uma notícia triste, eu fiquei sabendo que tem pesquisa, Haddad (Fernando Haddad, ministro da Fazenda), que mostra que depois de jogo de futebol, aumenta a violência contra a mulher. Inacreditável. Se o cara é corinthiano, tudo bem. Mas eu não fico nervoso quando perco, eu lamento profundamente. Então, eu queria dar os parabéns às mulheres que estão aqui”, afirmou Lula.

Em nota divulgada à imprensa nesta quarta-feira, o Planalto garantiu que o presidente “em nenhum momento” apoiou a violência contra mulheres. O texto afirma que “o respeito às mulheres é um valor inegociável em todas as esferas do governo federal” e destaca que a administração petista “tem trabalhado de forma sistemática para aumentar continuamente as oportunidades e a proteção para este público”.