Símbolo de transformação social e referência em inclusão na América Latina, a Cidade do Saber será oficialmente reaberta na próxima quarta-feira (20), às 17h30, em Camaçari. O complexo, que volta a funcionar sob gestão da Secretaria de Cultura (Secult), oferecerá 3.030 vagas em cursos artísticos, culturais e esportivos, além de uma programação cultural especial para marcar a retomada.
A solenidade contará com apresentação da Orquestra Afrosinfônica, do maestro Bira Marques, e convidados como Elly Nascimento, Nadja Meireles, Edy Xote, Simpa, Itana Rosa e Russo Passapusso, além de atrações no foyer e no palco, incluindo grupos de dança, circo e música. Parte dos ingressos será distribuída gratuitamente no dia do evento, a partir das 10h, na bilheteria do teatro.

Secretária de Cultura de Camaçari, Elci Freitas – Foto: Sandra Mercês/Notícias da BahiaA secretária de Cultura, Elci Freitas, destacou que a reabertura do espaço vai muito além de um centro cultural.
“Além do nosso espacinho, que é a nossa grande alegria, teremos ballet, dança contemporânea, judô, jiu-jitsu, violão, violino, trompete, zumba e muito mais. Estamos buscando parcerias com a UFBA e o IFBA para oferecer também cursos de línguas e outras formações. Na próxima semana, vamos anunciar os editais para professores, que são essenciais para manter nossas aulas. A ideia é descentralizar e levar atividades também para outros equipamentos, porque sabemos que nem todos conseguem chegar à Cidade do Saber”, disse.
Além da programação artística, a reabertura também marca o retorno do Ballace Festival Nacional de Dança, que acontecerá de 21 a 24 de agosto, reunindo bailarinos de todo o país e novas modalidades, como batalhas de break e hip hop.

Para a vice-prefeita Dea Santos, a entrega da Cidade do Saber simboliza o esforço da gestão em recuperar Camaçari.
“Em apenas oito meses, conseguimos devolver diversos serviços à população, mesmo herdando dívidas e empréstimos da gestão anterior. Nada disso nos intimidou, porque amamos nossa cidade e temos compromisso com quem nos elegeu. A Cidade do Saber é mais um equipamento devolvido ao povo, e grandes outras entregas virão”, afirmou.
A lista completa de cursos inclui ballet, canto coral, capoeira, teatro, música sinfônica, desenho, pintura, zumba, danças variadas, além de atividades no Laboratório Maker, espalhadas entre o complexo da Cidade do Saber e outros centros culturais do município.
