Por Redação – Foto Notícias da Bahia

 

Nesta segunda-feira (13), foi realizada XVI edição do Prêmio Banco do Nordeste de Microfinanças e VIII Prêmio da Agricultura Familiar, a cerimônia aconteceu no auditório do Sebrae Bahia, em Salvador, e contou com a presença do presidente da instituição, Paulo Câmara.

“O negócio tá crescendo muito aqui na região nordeste, o oeste baiano aqui é um exemplo de eficiência, de produtividade, há outras experiências que a gente vê no Maranhão, no Piauí, Pernambuco com agricultura irrigada em Alagoas, em Sergipe. Então, a gente expectativa muito positiva, até porque o banco tem investido muito no agronegócio, chega na questão da compra de maquinário, seja também no custeio dos grandes empreendimentos, se junta também a agricultura familiar faz com que seja a maior parte dos recursos do hoje  nas suas atuações tão voltadas agronegócio pra agricultura familiar pela sua importância na geração de renda, na geração de emprego e no desenvolvimento da região”, informou o presidente do Banco do Nordeste ao Notícias da Bahia.

Uma das histórias vencedoras é a de José Renato Alves. Jovem produtor de café em Piatá, na Chapada Diamantina, ele conseguiu triplicar a produção da pequena propriedade familiar após investimentos em modernização e melhoria do processo produtivo. “Foi muito emocionante, na verdade emoção é porque a gente gostaria que todos os produtores tivessem essa oportunidade de estar aqui mostrando o trabalho, todos têm uma história muito bonita, né? O banco podendo fortalecer a gente. Então, eu gostaria que tivesse tudo massa aqui podendo tá comemorando porque a gente não conquista nada só e nossa agricultura familiar tá cada vez mais forte. Então a emoção foi foi grande por conta de tudo isso que estamos vivendo”, disse o produtor.

O prefeito do cidade de Piatã, Marcos Paulo (PDT), também estava presente e falou sobre a importância do prêmio para o produtor de café do município chapadeiro: “Banco do Nordeste, premiando Piatã, meu município, produtor aqui rural, produtor de café. Pra nós de Piatã é muito importante esse evento, não  só o evento, mas o simbolismo dele porque são vários produtores lá na cidade, nosso município. Investir porque o produtor é de suma importância pra gente, que a gente gera renda, então a gente tá aqui muito feliz”, disse.

Veja os nove premiados pelo Banco do Nordeste

Clientes premiadas pelo programa de microcrédito urbano, Crediamigo:

Produção e Comercialização: Rejane Cardoso Pereira Borges, de Cruz das Almas

Empreendedorismo Sustentável: Simônia Sena da Silva, de Irecê

Inovação e Tecnologia: Rita da Silva, de Salvador

Clientes premiadas pelo programa de microcrédito rural, Agroamigo:

Empreendedorismo na Agricultura Familiar: José Renato Rodrigues Alves, de Piatã

Inovação e Tecnologia: Raquel dos Santos Almeida, de Mundo Novo

Sustentabilidade: Juscelino Santana do Nascimento, de Jeremoabo

Clientes premiadas pelo Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf):

Empreendedorismo na Agricultura Familiar: Aroldo Santana Silva, de Irecê

Inovação e Tecnologia: Edilson Fernandes de Oliveira, de Itapetinga

Sustentabilidade: Ciro Barbosa Aguiar, de Andaraí