Início Brasil Ministério da Saúde lança Dia D na prevenção contra dengue

Ministério da Saúde lança Dia D na prevenção contra dengue

Ação contra dengue - Foto: Raphael Muller

O Ministério da Saúde irá realizar no próximo sábado (08), um Dia D de mobilização nacional contra a dengue. A ação visa conscientizar gestores e a população sobre medidas para conter o mosquito Aedes aegypti. Segundo o ministro Alexandre Padilha, a iniciativa é uma oportunidade para alertar sobre o crescimento de casos. A campanha “Não Dê Chance para Dengue, Zika e Chikungunya” foi lançada nesta segunda-feira (03).

“Agora é hora de organizar a assistência à saúde e reforçar as ações de prevenção”, declarou Padilha. Em 2025, já foram registrados 1.611.826 casos prováveis e 1.688 mortes. Esses números representam uma redução de 75% e 72%, respectivamente, em comparação com 2024. Entretanto, o ministro considera a situação alarmante devido à sazonalidade da doença.

Um dado preocupante é o aumento de municípios em estado de alerta para a dengue. Fabiano Pimenta, secretário adjunto de Vigilância em Saúde, pediu atenção redobrada nesses locais. “O cenário exige atenção redobrada”, comentou ele. Além disso, mais de 80% das larvas são encontradas em ambientes domiciliares, conforme pesquisa em 3,2 mil cidades.

A grande aposta do governo é a vacina do Instituto Butantan, desenvolvida em parceria com um fabricante chinês. Padilha espera a aprovação da Anvisa ainda este ano. “Teremos o registro da vacina para dengue 100% brasileira”, afirmou o ministro. A previsão é de 40 milhões de doses entregues em 2026 para reforçar o Programa Nacional de Imunização.

Com informações da Agência Brasil