Por Redação – Foto  Reprodução/TV Brasil

O ministro do Turismo, Celso Sabino, expressa a crença de que seu partido, o União Brasil, pode considerar apoiar uma eventual reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições presidenciais de 2026.

Em entrevista ao O Globo, Sabino assegurou que, embora haja divergências entre o União Brasil e o PT em algumas capitais do Brasil, seu partido não adota uma “diretriz contrária ao Partido dos Trabalhadores” e que o diálogo entre as duas legendas é possível.

“Há a disputa regional em praticamente todas as cinco mil cidades do Brasil. As cidades que o União não vai caminhar junto com o PT são aquelas que União, MDB, PSD, PSOL, PSC, PSB, vão caminhar contra o PT também. Não há uma diretriz do partido de caminhar contra o Partido dos Trabalhadores. Ao contrário. A maioria das cidades em que for oportuno e houver conciliação de ideias, agenda, política, o União vai caminhar com o PT”, falou o ministro.

A declaração de Sabino ocorre em meio aos esforços do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, filiado ao União Brasil, para viabilizar sua possível candidatura presidencial.

Segundo o ministro, no entanto, o partido ainda não determinou se terá um candidato para a eleição presidencial de 2026. “Embora compreenda a aspiração pessoal do governador Caiado, o União Brasil ainda não definiu sua posição em relação à candidatura presidencial para 2026. Eu, particularmente, considero mais provável que o União se alinhe com o presidente Lula do que arrisque uma aventura lançando um candidato”, afirmou.

É relevante destacar que Celso Sabino foi nomeado Ministro do Turismo por indicação do União Brasil como parte de uma estratégia para fortalecer os laços do partido com o governo Lula. Em troca da liderança no ministério, a atual administração petista busca o apoio da legenda no Congresso Nacional.