Morreu neste sábado (8), aos 82 anos, o desembargador aposentado Paulo Roberto Bastos Furtado, ex-presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). A causa da morte não foi informada.
Nascido em Salvador, em 29 de março de 1944, Paulo Furtado presidiu o TJ-BA entre 1992 e 1994 e também ocupou interinamente o cargo de governador da Bahia em outubro de 1992.
Formado em Direito pela Universidade Católica do Salvador (UCSal), em 1968, ele também tinha mestrado em Metodologia do Ensino Superior pela instituição e em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Antes de ingressar na magistratura, Paulo Furtado foi chefe da Casa Civil do Governo da Bahia, entre 1979 e 1982. Naquele ano, chegou ao TJ-BA como desembargador pelo quinto constitucional destinado à advocacia.
Durante a carreira, dirigiu a Escola de Preparação e Aperfeiçoamento de Magistrados e atuou como professor da UFBA e da UCSal. Também era membro da Academia de Letras Jurídicas da Bahia e do Instituto dos Advogados da Bahia (IAB).
Repercussão
O presidente do TJ-BA, desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, lamentou a morte e prestou solidariedade aos familiares.
A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OAB-BA) e a Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia (CAAB) também divulgaram notas de pesar. As entidades destacaram a trajetória de Paulo Furtado na advocacia, magistratura e ensino jurídico, além de seu compromisso com a Justiça e sua sensibilidade social.
As instituições prestaram solidariedade a familiares, amigos e colegas do jurista.
