Por Redação – Foto: Nacional/ Divulgação

 

O zagueiro uruguaio Izquierdo, do Nacional, faleceu nesta terça-feira (27), no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. O jogador, de 29 anos, estava internado desde a última quinta-feira (22), quando sofreu uma parada cardíaca durante a partida contra o São Paulo pelas oitavas de final da Copa Libertadores da América.

Izquierdo desabou em campo, já nos minutos finais da partida, assustando companheiros e adversários. Médicos das duas equipes correram para socorrer o jogador, que foi atendido no gramado e posteriormente levado de ambulância ao Hospital Israelita Albert Einstein.

De acordo com o boletim médico divulgado pelo hospital, o atleta chegou à emergência em parada cardíaca, resultado de uma arritmia severa que havia começado ainda no campo de jogo. Apesar dos esforços médicos intensivos e da internação na UTI, Izquierdo não resistiu às complicações, que incluíram progressão do comprometimento da função cerebral e aumento da pressão intracraniana. O Nacional confirmou a morte de Izquierdo pelas redes sociais.

A morte de Izquierdo remete a uma coincidência com outro episódio no futebol. Há 20 anos, o zagueiro Serginho, do São Caetano, também faleceu após sofrer uma parada cardiorrespiratória durante uma partida contra o São Paulo, no mesmo estádio do Morumbi. Serginho desabou no gramado aos 14 minutos do segundo tempo e, apesar do atendimento imediato, morreu minutos depois no Hospital São Luiz, em São Paulo.