Por Redação – Foto Reprodução / Redes Sociais

Uma mulher norte-americana de 26 anos foi morta nesta sexta-feira (06) durante um protesto contra assentamentos israelenses na Cisjordânia. Aysenur Ezgi Eygi, de ascendência turca, foi baleada na cabeça por tropas israelenses enquanto participava de uma manifestação na cidade de Beita, segundo a agência Palestina WAFA.

O protesto, que reuniu ativistas locais e internacionais, foi organizado em resposta aos recentes ataques de colonos israelenses na região. Eygi foi levada em estado grave ao Hospital Rafidia, onde foi atendida pela equipe médica. O chefe da unidade, Fouad Nafaa, confirmou à Reuters que, apesar dos esforços para reanimá-la, a jovem não resistiu aos ferimentos. “Tentamos fazer ressurreição nela, mas infelizmente ela morreu”, lamentou Nafaa.

O Exército de Israel informou que está investigando o caso, mas não divulgou detalhes adicionais até o momento. A embaixada dos Estados Unidos ainda não se pronunciou sobre a morte de sua cidadã.

Colonos israelenses têm sido acusados de ataques frequentes contra palestinos. Palestinos e grupos de direitos humanos denunciam que as forças israelenses frequentemente não intervêm nos confrontos, e, em alguns casos, são acusadas de apoiar ou até se envolver nos ataques.