Na Semana do Consumo Consciente, Via destaca ações que diminuem o impacto no meio ambiente

A companhia promove logística reversa de produtos eletroeletrônicos, adota energia renovável e veículos elétricos para redução de CO2 na atmosfera e conta com uma loja online só para a venda de produtos sustentáveis

São Paulo, outubro de 2022 – No mês em que se comemora o Dia do Consumo Consciente (15/10), a Via, dona das marcas Casas Bahia, Ponto e Extra.com.br, destaca seus projetos e ações desenvolvidos dentro da estratégia ESG, que têm como propósito conscientizar os brasileiros e diminuir o impacto no meio ambiente.

Em uma das suas principais ações, a Via promove a logística reversa de produtos eletroeletrônicos por meio do Reviva, um dos principais programas de reciclagem do varejo no Brasil, que instalou 500 pontos de coleta em todo país. Só no primeiro semestre de 2022, a companhia já recolheu 2 toneladas de lixo eletrônico.

Graças ao programa, também são recicladas por ano cerca de 5 mil toneladas de materiais recicláveis, gerados em escritórios, lojas, centros de distribuição e durante as devoluções de embalagens dos clientes. Tudo o que é coletado pela companhia é entregue a 12 cooperativas parceiras que geram renda para mais de 250 famílias. “A Via tem o compromisso de reduzir o impacto ambiental das suas atividades e a reciclagem de produtos é um importante pilar da nossa estratégia”, explica Luciana Pacheco, Gerente Executiva de Comunicação e ESG da Via.

Energia limpa e redução de COna atmosfera

Nos últimos anos, a companhia também expandiu projetos com foco na utilização de energia limpa. Alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, a empresa estabeleceu como meta, até 2025, adquirir 90% de energia oriunda de fontes limpas e renováveis.

No Rio de Janeiro (RJ), por exemplo, a empresa passou a abastecer 109 estabelecimentos comerciais com duas usinas. Além disso, outros 124 estabelecimentos em todo país já contam com energia limpa proveniente de usinas eólicas, de biomassa, solares e pequenas centrais hidrelétricas (PCHs). A expectativa é levar a mesma proposta para mais 80 filiais, ainda em 2022.

A redução das emissões de carbono também está no escopo ESG da Via. Os carros elétricos incluídos em sua frota de última milha em 2021, contribuem com essa redução. Durante o primeiro semestre deste ano, os veículos percorreram 170,5 mil quilômetros e evitaram a emissão de 80,7 toneladas de CO2 (tCO2 equivalente).

Marketplace sustentável

A parceria firmada com a Pangeia, ecossistema de negócios sustentáveis, em janeiro de 2022, é outro passo importante para a jornada ESG da Via. Como resultado dessa união, agora o e-commerce de Casas Bahia possui uma loja sustentável com itens produzidos por povos originários da floresta Amazônica e cooperativas rurais e florestais comprometidas com causas socioambientais. Neste espaço, os clientes encontram produtos de diversas categorias, tais como alimentos, utensílios para a casa, acessórios de moda e cuidados pessoais.

As entregas desses itens são carbono zero, com compensação assegurada pela Moss Earth. Além disso, a iniciativa participa do movimento 1% pelo Planeta, ou seja, 1% da receita bruta das vendas de produtos é repassada para ações práticas em ESG.

“Com a Pangeia e a adoção dessas iniciativas, entramos em um movimento que tem por objetivo gerar impacto positivo no planeta. Hoje, nosso propósito vai além de vender produtos. Queremos estimular o consumidor a adotar hábitos responsáveis e, por isso, nossas ações são pautadas pelo desenvolvimento socioambiental.”, afirma Luciana Pacheco, gerente-executiva de Comunicação e ESG da Via.

Sobre a Via

A Via está presente na mente, no coração e na casa dos brasileiros com o e-commerce e as lojas das marcas Casas Bahia e Ponto; as vendas online do Extra.com.br; as soluções financeiras do banQi; a fábrica de móveis Bartira; e a logtech Asap Log, além da associação com a Distrito. Em constante evolução, hoje é a plataforma de relacionamento e consumo do brasileiro onde, quando e como ele quiser. A companhia investe seus esforços para além do varejo, ao apresentar uma jornada de compras que coloca o cliente como seu foco principal. Para tanto, desenvolve alavancas únicas, que possibilitam a melhor experiência por meio de uma oferta agnóstica de produtos, serviços, soluções financeiras e logística.

Com cerca de 45 mil colaboradores, a Via possui capital aberto na B3 desde 2013, mantendo forte atuação em mais de 450 municípios, 22 estados e no Distrito Federal. Por meio da mais digital e robusta rede logística do Brasil, conecta cerca de 1,1 mil lojas físicas, 30 centros de distribuição e hubs de entregas a cerca de 97 milhões de clientes, com o oferecimento de produtos, créditos, serviços financeiros e soluções desenvolvidas com a mais alta tecnologia.