Por Redação – Foto: Reprodução

As finais do Campeonato Brasileiro e Copa Brasil de Águas Abertas acontecem na nessa sexta-feira (10) e no sábado (11), na Praia da Base Naval de Inema, em Paripe, bairro de Salvador.

A segunda edição da Copa Bahia Internacional, que envolve aproximadamente sete países sul-americanos, e as finais do Campeonato Baiano de Águas Abertas, que alcança sua 11ª etapa, ocorrerão simultaneamente à competição nacional.

Os dois atletas mais bem colocados na competição de 10 km garantem sua participação no Mundial de Doha, no Catar, que servirá como etapa classificatória para os Jogos Olímpicos de Paris em 2024. Viviane Jungblut, já qualificada para o Mundial, entra na prova como uma das principais favoritas. Após a competição, a gaúcha se unirá a Ana Marcela para disputar o mundial e buscar uma vaga nas Olimpíadas.

O Grêmio Náutico União, líder atual do campeonato, do Rio Grande do Sul, enfrenta a possibilidade de surpresa por parte do Yacht Clube da Bahia, que busca acumular o maior número de pontos para conquistar o título por clubes. A Bahia se destaca como o estado com o maior contingente de atletas na seleção brasileira de base.

Atletas dos projetos sociais do Natação em Rede, uma parceria entre a FBDA e a Superintendência dos Desportos Aquáticos da Bahia (Sudesb), também estão participando das competições. O evento, chancelado pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), recebe o apoio do Governo do Estado, por meio da Sudesb e da Secretaria de Turismo de Salvador (SECULT), além da Marinha, através do Comando do 2º Distrito Naval.