Início Política “O Brasil está olhando ansioso para a redução da jornada de trabalho”,...

“O Brasil está olhando ansioso para a redução da jornada de trabalho”, diz Érika Hilton

Deputada Érika Hilton - reprodução/Raul Aguilar

A deputada federal Érika Hilton (PSOL-SP) afirmou nesta quinta-feira (30), em Salvador, que há grande expectativa popular pela diminuição da carga horária semanal no país. A parlamentar participou de um seminário que discutiu mudanças na escala de trabalho 6×1 (seis dias de trabalho por um de descanso), promovido pela Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados.

O evento faz parte de uma série de audiências públicas que vêm sendo realizadas em várias capitais brasileiras, reunindo trabalhadores, empregadores, representantes do governo e especialistas para debater o tema. Segundo Érika, o objetivo é colher o máximo de informações e ouvir diferentes pontos de vista antes da elaboração final da proposta.

“Queremos entender as preocupações da sociedade, dos setores patronais e da classe trabalhadora. É um processo de escuta para que o texto final seja equilibrado e tenha pouca resistência no plenário”, destacou a deputada.

A proposta original apresentada por Érika Hilton previa redução da jornada de 44 para 36 horas semanais e a mudança para uma escala 4×3 (quatro dias de trabalho e três de descanso). No entanto, a deputada reconhece que o texto deve passar por ajustes diante das negociações com o setor empresarial e o Congresso Nacional.

“Apresentamos uma proposta ousada justamente para ter margem de negociação. O mais provável é que se chegue a uma escala 5×2, com 40 horas semanais”, explicou.

Durante a visita, a parlamentar também revelou que vem mantendo diálogo com os ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Simone Tebet (Planejamento e Orçamento) para alinhar o projeto às condições econômicas do país.

Para Érika Hilton, mesmo uma mudança gradual já seria um avanço importante.

“Se conquistarmos uma maioria no Congresso para aprovar 40 horas semanais e cinco dias de trabalho, já será uma grande vitória rumo a uma jornada mais justa.”