Início Bahia Obras de macrodrenagem em Salvador avançam com investimento de meio bilhão

Obras de macrodrenagem em Salvador avançam com investimento de meio bilhão

Zé Trindade em vistoria em obra de macrodrenagem - Foto: Gilberto Junior/ Conder

O presidente da Conder, José Trindade, visitou ao lado do ministro Rui Costa e do governador Jerônimo Rodrigues (PT), o andamento da obra de macrodrenagem no Rio Mangabeira que vai beneficiar mais de 130 mil pessoas em Salvador. A intervenção já apresenta 80% de execução.

“Esse investimento demonstra a responsabilidade do nosso governo com Salvador e com a população de bairros estratégicos como o Bairro da Paz. Estamos falando de meio bilhão de reais para reduzir riscos de alagamentos, proteger a saúde das pessoas e qualificar o espaço urbano, com obras que vão além do canal, incluindo a pavimentação e a urbanização das áreas do entorno.”, afirmou o governador. O projeto, orçado em R$ 500 milhões, visa prevenir alagamentos históricos. Além disso, a obra inclui pavimentação e urbanização de áreas no entorno.

A obra de 5,1 km atravessa bairros populosos como Alto do Coqueirinho. Paralelamente, a macrodrenagem no Rio Jaguaribe já foi concluída em etapas anteriores.

“Se olharmos para os últimos 20 anos, podemos afirmar que todos os grandes investimentos em macrodrenagem em Salvador foram realizados pelo Governo do Estado. O Estado investe, em parceria com o Governo Federal, mais de R$ 200 milhões para garantir segurança, qualidade de vida e um crescimento urbano mais resiliente para a população”, afirmou o ministro Rui Costa,

A ação integra o Novo PAC, com 29 projetos na Bahia. “É uma obra grandiosa e complexa, que pouca gente vê, mas que a população beneficiada reconhece e aplaude. O trabalho nos canais do Jaguaribe e de Mangabeira está devolvendo tranquilidade a quem vivia com medo da chuva, está valorizando imóveis, resgatando espaços públicos e promovendo mais saúde e bem-estar para milhares de famílias”, concluiu Trindade.