Por Redação – Foto  Ludovic Marin / Pool

Nesta quinta-feira (29), a Vila Olímpica designada para sediar os jogos de Paris em 2024 foi palco de uma cerimônia que contou com a presença do presidente francês, Emmanuel Macron. Durante o evento, o comitê encarregado de organizar as Olimpíadas recebeu simbolicamente a chave da estrutura. Macron realizou uma visita às instalações e destacou que todas as obras foram concluídas dentro do prazo estabelecido e do orçamento previsto.

“Estou orgulhoso do trabalho que vocês realizaram, dentro do orçamento e dentro do prazo. Nossos atletas poderão vivenciar os Jogos nas melhores condições, e vocês (trabalhadores da Vila) contribuíram para mudar a vida dos moradores da região. Vocês fazem parte de uma aventura que marcará o nosso século”, falou o presidente.

Os municípios de Saint-Denis, Saint-Ouen e L’Île-Saint-Denis, localizados nos arredores de Paris, foram designados para abrigar a nova Vila Olímpica de 2024. Situada a sete quilômetros ao norte do centro da capital francesa, a área se estende ao longo das margens do Rio Sena. Durante os Jogos Olímpicos, a estrutura acomodará um total de 14.500 pessoas, incluindo atletas, dirigentes e membros das equipes técnicas. Para as Paralimpíadas, o número será de 9.000 pessoas. Após o término das competições olímpicas, a Vila será transformada em um bairro sustentável para 6.000 moradores, com a inclusão de duas escolas, um hotel, um parque público, estabelecimentos comerciais e escritórios.

“Será, depois dos jogos, um verdadeiro bairro para os habitantes da (área) Seine Saint Denis”, revelou Macron.

Junto ao presidente da França, participaram do evento personalidades como a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, autoridades locais e o presidente do Comitê Organizador dos Jogos de Paris, o ex-canoísta e tricampeão olímpico Tony Estanguet.