Damasco (Prensa Latina) O Patriarca do Oriente e chefe supremo da Igreja Siria-Ortodoxa no mundo, Mar Inácio Afrém II, criticou hoje a imprensa ocidental por seu silêncio em relação ao bloqueio imposto ao povo sírio.

O silêncio e o desinteresse dos meios de comunicação sobre o impacto das sanções injustamente impostas contribuem para agravar o sofrimento dos sírios, disse o patriarca durante uma recepção organizada na sede patriarcal desta capital.

Ele exortou os chefes das missões diplomáticas acreditadas nesta nação levantina a transmitir à comunidade internacional as dificuldades enfrentadas por este povo como resultado das medidas coercitivas unilaterais impostas pelo Ocidente, e apreciou todo o apoio oferecido durante este período difícil que a Síria está passando.

A ajuda econômica deve centrar-se em projetos que contribuam para a reconstrução e recuperação das zonas destruídas e facilitem o regresso dos refugiados, disse o clérigo.

Na cerimônia, o embaixador vaticano, cardeal Mario Zenari, disse que este encontro é uma boa oportunidade para trocar pontos de vista sobre como ajudar a aliviar as difíceis condições de vida