Início Bahia Polícia Técnica emite nova Carteira de Identidade Nacional em ação no Instituto...

Polícia Técnica emite nova Carteira de Identidade Nacional em ação no Instituto de Cegos da Bahia

Polícia Técnica emite nova Carteira de Identidade Nacional em ação no Instituto de Cegos da Bahia
Foto: Divulgação

O Departamento de Polícia Técnica da Bahia, por meio do Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM), realizou uma ação especial no Instituto de Cegos da Bahia para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). A medida contemplou pessoas assistidas pela instituição.

O objetivo da ação foi ampliar o acesso à documentação civil, bem como promover inclusão social para pessoas com deficiência visual.

Durante a ação, equipes do IIPM realizaram atendimento especializado. A medida envolveu coleta biométrica, fotografia e conferência documental diretamente na instituição. Desse modo, os assistidos tiveram mais acessibilidade, conforto e autonomia.

A nova CIN utiliza o CPF como número único de identificação, oferecendo mais segurança e integração nacional de dados. O Diretor-Geral do DPT, Osvaldo Silva, reforçou que a emissão da primeira via do documento é gratuita.

“A ação é resultado do compromisso da Polícia Técnica da Bahia com a cidadania e a inclusão, aproximando os serviços públicos de populações em situação de vulnerabilidade e com necessidades específicas”, completou o Diretor.

A nova Carteira de Identidade Nacional também permite a inclusão de informações importantes, como condições de saúde e deficiências, mediante apresentação de documentação comprobatória, fortalecendo o acesso a direitos e políticas públicas.