Por Yuri Abreu – Foto Yuri Abreu

O prefeito Bruno Reis (UB), participou na tarde desta segunda-feira (17) do lançamento da Patrulha Guardiã Maria da Penha da Guarda Civil Municipal que tem como objetivoa atuar na atenção às mulheres vítimas de violência. O projeto é de iniciativa da vereadora Ireuda Silva (Republicano).

“A gente sabe que apesar da redução dos nuvens de feminicídio, o último ano em 50%, ainda tem agressões às mulheres que não têm acompanhamento por falta de braços e esse trabalho complementar agora que a Prefeitura veio fazer uma ação a mais para a proteção das mulheres. Nós vamos dar essa proteção para garantir que são muitas medidas protetivas de distanciamento para quando a mulher se sinta ameaçada, possa acionar imediatamente a guarda e a gente chegar com o nosso efetivo”, esclareceu o prefeito.

A patrulha vai contar com um efetivo da Guarda Municipal, visando assegurar a proteção da mulher em situação de risco iminente de morte no seu deslocamento para os serviços que compõem a rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar ou até ser encaminhada para Casa Abrigo.

“Nós inauguramos a Casa da Mulher Brasileira, onde estamos juntos lá, Prefeitura, Polícia Civil, Tribunal de Justiça, Ministério Público e Defesoria, atuando no enfrentamento, no combate a qualquer tipo de violência, seja doméstica ou violência contra a mulher. E agora, mais uma ação, mais uma importante ação, que é ter um efetivo destacado, unidades próprias que estarão espalhadas pela cidade para atender as mulheres quando necessitarem qualquer tipo de proteção, em especial para garantir a punição, que a lei seja cumprida ara aqueles homens que fingirem a lei Maria da Pena”, defendeu Bruno Reis.

A Patrulha Guardiã Maria da Penha da Guarda Civil Municipal é um projeto idealizado pela vereadora Ireuda Silva (Republicano), que foi vítima na sua infância, junto com sua mãe, de violência doméstica praticada pelo próprio pai.