Por Redação – Foto Arquivo Pessoal

Um estudante do IFBaiano de Santo Amaro, no Recôncavo baiano, foi excluído do transporte após manifestar preferência pelo candidato de oposição à atual prefeita.

O jovem Elias Chagas, de 16 anos, morador do distrito de Nazaré de Jacuípe, em São Sebastião do Passé (Região Metropolitana de Salvador), foi aprovado este ano para uma das vagas do IF Baiano, mas teve o transporte escolar cortado no início do mês pelo secretário municipal de Infraestrutura e filho da atual prefeita Nilza da Mata (PSD), Carmerindo Santana, conhecido como Cacau da Mata, após o adolescente manifestar em suas redes sociais preferência pelo candidato de oposição a atual gestora, Ângelo Santana (PT).

Nesta sexta-feira (30), ele faltou à escola por conta das chuvas que caem na região desde a madrugada. “Eu não poderia nem ter faltado hoje porque tinha atividade avaliativa. Vou ter que pedir um requerimento e justificar minha falta para fazer avaliação semana que vem”, lamentou o rapaz, que passou a utilizar uma motocicleta para percorrer os 25 quilômetros de distância da sua casa até a unidade escolar.

“Como já venho explicando o motivo que venho faltando, pela falta de transporte e por conta das chuvas hoje, os professores me liberam para eu fazer a avaliação”, explicou.

Antes do corte, o veículo contratado pela prefeitura para realizar o transporte de Elias e de outros 26 estudantes do IF Baiano iniciava bem cedo, logo no início da manhã, o trajeto na sede do município, depois realizava uma parada no entroncamento das BRs 110 e 324 para recolher estudantes do distrito de Maracangalha e seguia para Nazaré de Jacuípe, que fica a menos de um quilômetro das margens da BR-324, última parada antes de seguir para Santo Amaro. Elias completou 30 dias sem o transporte escolar.