Imagens do projeto básico do Sistema Viário Integrado da Ponte Salvador-Itaparica foram divulgadas nesta sexta-feira (6) pelo portal A Tarde, revelando detalhes da estrutura entre a capital baiana e a Ilha de Itaparica. Com investimento estimado em R$ 10,42 bilhões, a obra envolve intervenções nos municípios de Salvador, Vera Cruz e Nazaré, no Recôncavo Baiano.
O vídeo mostra trechos da infraestrutura planejada, destacando os dois túneis paralelos à Via Expressa Baía de Todos-os-Santos, nas imediações de Água de Meninos, e quatro viadutos que vão facilitar os acessos à ponte na capital. O início do trajeto sobre o mar será em frente às praias da Boa Viagem, Cantagalo e do Meio, fora da área do Porto de Salvador, o que facilitará o tráfego marítimo comercial.
A ponte, que terá pistas triplas nos dois sentidos, contará com um vão elevado para permitir a passagem de navios de grande porte rumo ao Terminal Portuário de Salvador. A chegada à Ilha será pelo município de Vera Cruz, onde será construída uma nova rodovia duplicada, interligando-se à BA-001 e à Ponte do Funil, que conecta a ilha a Nazaré.
Além disso, o sistema viário incluirá duas praças de pedágio, localizadas no início e no fim da nova estrada que será construída no trecho insular.
A sondagem do solo da Baía de Todos-os-Santos foi concluída no dia 4 de abril, etapa fundamental que, junto ao aditivo contratual assinado na última quarta-feira (4), libera o início da elaboração do projeto executivo — última fase antes do início das obras.
