Por Redação – Foto Alexandre Loureiro/COB

Rafaela Silva garantiu sua vaga nas semifinais e lutará por mais uma medalha para o judô brasileiro nesta segunda-feira (29), na Arena Champ-de-Mars. Campeã da Rio-2016 e atualmente quarta no ranking mundial, ela enfrentará a campeã mundial vigente, Mimi Huh, da Coreia do Sul. As finais estão previstas para começar às 11h.

Como cabeça de chave na categoria até 53 kg, Rafaela Silva iniciou sua participação direto nas oitavas de final. Enfrentando Maysa Pardayeva, do Turcomenistão, a bicampeã mundial dominou a luta e aplicou uma chave de braço (Ude-hishigi-juji-gatame) aos 1m46 do cronômetro, garantindo a vitória.

A superioridade de Rafaela continuou nas quartas de final. Com apenas 18 segundos de luta contra Eteri Liparteliani, da Geórgia, ela marcou um wazari utilizando um ogoshi (golpe de quadril). Apesar de a sétima colocada do ranking oferecer perigo em algumas tentativas de projeção e derrubar a carioca, Rafaela conseguiu evitar que suas costas tocassem o chão. Em um novo ataque, a europeia sofreu um contra-ataque e mais um wazari, desta vez com um kotosogake, um golpe de perna, aplicado por Rafaela.

Na outra semifinal, a francesa Sarah Leonie Cysique, quinta colocada no ranking mundial, enfrentará a líder do ranking, Christa Deguchi, do Canadá.