Por Redação – Foto Felipe Oliveira/EC Bahia

Na semana em que faz o jogo da temporada, contra o Flamengo, pelas quartas de final da Copa do Brasil, Rogério Ceni chega a um ano no comando do Bahia.

Ao completar o período, ele atingiu uma marca que apenas quatro técnicos conseguiram no século XXI. Além dele, Evaristo de Macedo, Arthurzinho e Roger Machado também tiveram um trabalho longevo no clube.

Em 68 jogos, Ceni soma 37 triunfos, 11 empates e 20 derrotas, somando 59,8% de aproveitamento. Neste período, ele livrou o Bahia do rebaixamento na Série A de 2023 e foi vice campeão estadual para o maior rival, o que o levou a ser muito criticado pela torcida pelos fracos desempenhos em clássicos.

Por outro lado, desde quando começou o Campeonato Brasileiro, a equipe tricolor vem brigando na parte de cima da tabela e chegou, por algumas rodadas, a disputar a liderança. No atual momento, está briga pela vaga na Libertadores via Série A, além de estar na disputa pelo título da Copa do Brasil.

No entanto, nesta quarta-feira (12), Rogério tem a missão de espantar o “fantasma das quartas de final” do Bahia na Copa do Brasil, já a equipe tricolor nunca chegou às semifinais. Além disso, tem uma questão pessoal: o fato de nunca ter vencido o Flamengo em toda a sua carreira como treinador.