Início Salvador Salvador deve ter tempo firme durante feriado de São João, indica Codesal

Salvador deve ter tempo firme durante feriado de São João, indica Codesal

Salvador deve ter tempo firme durante feriado de São João, indica Codesal
Foto: Jefferson Peixoto/ Secom PMS

Apesar da passagem de uma frente fria que provoca chuva e ventos mais intensos nesta quinta-feira (18), a previsão é que o clima melhore para o feriado prolongado de São João, em Salvador. Quem afirma é a Defesa Civil de Salvador (Codesal).

De acordo com a previsão do tempo, a tendência é de redução das chuvas a partir desta sexta-feira (19), com predomínio de sol entre nuvens e elevação das temperaturas durante o período festivo.

“Hoje, teremos chuvas, tempo nublado e rajadas de vento. A tendência é que essa frente fria comece a enfraquecer a partir da manhã de sexta-feira (19). Ainda podemos ter algumas pancadas de chuva, mas com redução significativa da intensidade”, explica o meteorologista da Codesal, Giuliano Carlos do Nascimento.

Segundo ele, a capital baiana está sob influência de uma frente fria que avança pelo litoral do Estado da Bahia e provoca aumento da nebulosidade e ocorrência de chuva.

A partir do fim de semana, uma massa de ar quente e seca associada a um sistema de alta pressão deve favorecer a estabilidade atmosférica. Com isso, o sol deve predominar na maior parte do tempo entre sábado (20) e quarta-feira (24), feriado de São João.

“Teremos algumas pancadas isoladas no sábado, mas o que vai predominar na maior parte do tempo é o sol. No domingo, segunda, terça e quarta-feira, a previsão é de tempo mais firme, mesmo assim, não se descarta a possibilidade de chuvas isoladas de curta duração”, destaca Giuliano.

Codesal reforça alerta por conta do acumulado de chuva em junho

No entanto, a Defesa Civil alerta que Salvador segue em período de atenção por conta dos acumulados de chuva registrados neste mês. Segundo dados da Codesal, a média histórica na capital baiana para junho é de 237,6 milímetros.

“Nosso Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil (Cemadec) funciona 24 horas por dia, durante os sete dias da semana, acompanhando as condições meteorológicas e possíveis ocorrências relacionadas à chuva”, reforça o diretor-geral da Codesal, Adriano Silveira.

“No caso de desabamentos, rachaduras nos imóveis ou qualquer outra emergência, a população deve acionar imediatamente a Defesa Civil pelo telefone 199. A população também pode cadastrar o CEP via SMS no 40199 para receber todos os alertas e informações”, completa.