Salvador e Lauro de Freitas, na Região Metropolitana, recebem nesta quinta-feira (21) atividades do Dia Mundial da Criatividade e Inovação, evento que integra uma rede global presente em quase 50 cidades do Brasil e de outros países. A programação gratuita ocorre em ruas, bibliotecas e centros comerciais, com foco em mostrar a criatividade como instrumento de geração de renda e transformação social.
Em Lauro de Freitas, o festival ocorre desde o dia 14 sob a liderança da diretora de cultura da Bahia, Josenita Luz. Ela destacou a dimensão internacional da iniciativa e afirmou: “O WCD é o maior evento colaborativo de criatividade e inovação do mundo, hoje presente, simultaneamente, em quase 50 cidades do Brasil e de outros países, como Portugal e Venezuela, entre outros. É um evento de extrema importância para despertar nos jovens, nos idosos, em todo o mundo o poder da criatividade”.
Na capital baiana, a curadoria de Thiago Bastos, gestor cultural e consultor em criatividade, aposta na relação entre a identidade de Salvador e o uso de novas tecnologias. Segundo ele, a programação busca ampliar a discussão sobre economia criativa e seus efeitos na empregabilidade e na inovação urbana. “Salvador é conhecida, no primeiro olhar, no primeiro momento, como berço da criatividade, do carnaval, do axé, do da música, da dança. Então, a gente busca não só celebrar a criatividade numa perspectiva festiva, mas trazer outro viés da criatividade – justamente onde ela entra, que dividi em quatro eixos: criatividade arte, criatividade e mídia, criatividade e empreendedorismo e criatividade e educação”.
Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), o evento celebra o Dia Mundial da Criatividade e Inovação com atividades gratuitas e abertas ao público. Em Lauro de Freitas, a programação segue até 24 de abril; em Salvador, as ações se concentram entre os dias 21 e 23 de abril.
