Início Bahia Secretário detalha andamento de obras e reforça entrega da ponte Salvador-Itaparica no...

Secretário detalha andamento de obras e reforça entrega da ponte Salvador-Itaparica no prazo

Secretário detalha andamento de obras e reforça entrega da ponte Salvador-Itaparica no prazo
Secretário Mateus Dias - Foto: Notícias da Bahia

O Secretário Extraordinário do Sistema Viário Oeste Ponte Salvador–Itaparica, Mateus Dias, falou sobre o andamento das obras e reforçou a previsão de entrega para o ano de 2030. Além disso, ele detalhou em que fase se encontra o projeto.

“Nosso cronograma é para entrega em 2031. Nós estamos iniciando já a execução do caminho crítico da obra, que é o Vão Central, na Baía de Todos os Santos, e esse caminho crítico tem uma expectativa de execução de 48 meses. Então estamos dentro do cronograma e temos convicção de que a gente vai entregar essa obra no prazo em 2031”, disse.

Questionado sobre a demora entre a assinatura do contrato e o início das obras, o secretário detalhou dificuldades vividas no periodo da pandemia da COVID-19.

“O contrato foi assinado no início de 2020 e veio a pandemia. Já se criou de início uma série de restrições sanitárias para o início do serviço. Mais importante do que isso, ela criou um desequilíbrio econômico-financeiro muito grande no contrato. Na época, teve inflação de insumos como o aço, que subiu 120%, o concreto subiu 80%, enquanto isso a inflação geral, que era o IPCA, estava medindo cerca de 5%, 4,5%, que era o índice que reajustava os preços da obra”, explicou Mateus Dias.

“Ficou inviável, foi necessário fazer um ajuste, fazer um acordo com o consórcio construtor. Esse acordo passou pelo crivo e foi mediado, inclusive, pelo próprio Tribunal de Contas do Estado, e assim que a gente teve esse acordo homologado, as obras então começaram. Então, basicamente foi isso”, completou.

*Com informações da repórter Ádila Ribeiro