Início Salvador Secretário diz que novo projeto “pode reduzir temperatura em até 2 graus”

Secretário diz que novo projeto “pode reduzir temperatura em até 2 graus”

Ivan Euler - Foto: Sandra Mercês/NB

A Prefeitura de Salvador inicia nesta sexta-feira (22) o programa Corredores Verdes, com o objetivo de ampliar a arborização urbana em grandes avenidas da cidade. O lançamento será marcado pelo plantio de 115 árvores na Avenida Manoel Dias, na Pituba, mais do que dobrando a quantidade atual de vegetação na via.

Segundo o Secretario de Sustentabilidade de Salvador, Ivan Euler, a proposta vai além de aumentar a presença de árvores. “Não é somente arborizar, mas criar um corredor verde, um corredor ecológico. Isso significa ter o plantio em toda a extensão da avenida, com paisagismo planejado e espécies adaptadas, o que pode inclusive reduzir a temperatura média em até 2 graus, como já foi registrado em Medellín, na Colômbia, referência nesse tipo de iniciativa”, explicou Euler.

Avenidas contempladas

Além da Manoel Dias, outras seis avenidas e um bairro serão incluídos no programa: Silveira Martins, D. João VI, Fernandes da Cunha, Jequitaia, Juracy Magalhães e Cônego Pereira, além do 2 de Julho.

“São vias largas, com calçadas adequadas e grande circulação de pessoas. É nesses locais que conseguimos implantar árvores de maior porte sem prejudicar a acessibilidade e gerando impacto positivo para a população”, afirmou o secretário.

Espécies escolhidas

Na Avenida Manoel Dias, as espécies foram selecionadas levando em conta a proximidade com o mar e a salinidade do solo. Serão plantadas árvores como o oitinho de praia (amendoeira-da-praia), além de abricol de praia e guaranji, todas adaptadas ao clima litorâneo.

Já em avenidas mais afastadas do litoral, devem ser plantadas espécies comuns ao paisagismo urbano de Salvador, como ipês, jacarandás e pau-brasil, também de grande porte.

Prazos

A previsão é que o plantio na Avenida Manoel Dias seja concluído em até 45 dias, ou seja, até o fim de setembro. O cronograma para as demais avenidas se estende até 2028, ao longo da atual gestão municipal.

Objetivos

O Corredores Verdes pretende melhorar a qualidade do ar, reduzir as ilhas de calor, atrair biodiversidade e criar ambientes mais agradáveis para quem circula pelas regiões beneficiadas. “As árvores têm papel fundamental de absorver dióxido de carbono e trazer de volta a fauna e a biodiversidade para esses espaços urbanos”, destacou Euler.

*Com informações da repórter Sandra Mercês