Por Redação – Foto: Rafael Martins/GOVBA

A Seleção Pataxó Aktxurá Eoató sagrou-se campeã da 2ª Copa Indígena de Futebol, em uma partida realizada no Estádio Roberto Santos (Pituaçu), em Salvador, no último domingo (26).

Representando a Terra Indígena Coroa Vermelha, situada nos municípios de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália, no extremo-sul da Bahia, a equipe conquistou o título ao vencer a final por uma goleada de 5 a 2 contra a Seleção Indígena Tuxá Coité/Ibotirama, representante das comunidades do oeste baiano. O terceiro lugar foi conquistado pela Seleção Indígena Tamandaré Tupinambá, que representou a região sul do estado, ao vencer, nos pênaltis, a Seleção Indígena Tuxá Banzaê, do norte baiano.

“O povo Pataxó da nossa aldeia, o povo de Barra Velha, foi campeão da primeira etapa da Copa e hoje, na segunda etapa, campeão com o povo Pataxó da Coroa Vermelha, mas nós estamos aqui, não só apresentando o povo Pataxó, mas as 32 etnias que existem na Bahia, o 2º maior estado indígena, e participar de um evento grandioso como este é uma felicidade muito grande para todos nós”, comemorou o capitão do time campeão e chefe da aldeia Pataxó, Cacique Tururim.

A segunda edição da Copa Indígena de Futebol – Kwá Tepé Turusú Yapisáwa, iniciada em setembro passado, foi conduzida em três fases, com as etnias distribuídas geograficamente em quatro eixos: norte, sul, extremo-sul e oeste do estado. A realização da competição é destacada pela sua significativa importância social e cultural.