Por Redação – Foto: Bruno Concha/ Secom

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) informou nesta quinta-feira, (26), a criação de um grupo de trabalho para avaliar o cadastramento de trabalhadores ambulantes para festas populares realizadas na capital baiana. O objetivo é buscar soluções para eventuais problemas de credenciamento da categoria com base no histórico dos credenciamentos dos trabalhadores informais.

“A gente compreende a situação e vamos tentar encontrar uma solução que possa minorar esses problemas. Soluções que aprimorem a transparência e permitam mais conforto aos comerciantes informais, para evitar ruídos de desinformação e intranquilidade a eles. São todos pais de família, trabalhadores buscando espaço no mercado de trabalho”, comentou o titular da Semop.

O secretário revelou também que o atual sistema online de credenciamento, que será utilizado no Carnaval, está sendo reformulado, de forma que a Semop consiga recolher mais informações dos trabalhadores. “Esse conjunto de informações pode servir de elemento para o processo de aperfeiçoamento do credenciamento”, pontuou.

Luciano Ribeiro disse ainda que sempre é credenciado um número de ambulantes que garante a segurança e a viabilidade das festas, o que é discutido com diversos órgãos municipais e de outras esferas.

“A Semop e os outros órgãos envolvidos sempre têm compartilhado as preocupações com o Ministério Público Federal e estadual, com a Polícia Civil e Militar. Nós sempre procuramos credenciar um número de trabalhadores que garanta a segurança e a viabilidade da festa e também o direito de ir e vir das pessoas”, salientou.

Na manhã desta quinta-feira (26), uma comissão de ambulantes se reuniu com o secretário Luciano Ribeiro na sede da Semop.