O Tesouro Nacional passou a permitir, a partir desta segunda-feira (111), investimentos mínimos de R$ 1 no Tesouro Direto. A nova modalidade, batizada de Tesouro Reserva, garante ao investidor o recebimento do valor aplicado com rendimento vinculado à taxa básica de juros da economia, a Selic, atualmente em 14,50% ao ano.
Segundo o Tesouro Nacional, o Tesouro Reserva já havia sido ofertado em fase de testes para clientes do Banco do Brasil antes do lançamento oficial. No site do programa, os investidores podem realizar simulações para calcular quanto precisam aplicar mensalmente e por quanto tempo para atingir objetivos pessoais, como férias, compra de veículo, imóvel ou a chegada de um bebê.
O Tesouro Direto é uma modalidade de investimento do governo federal que reúne diferentes produtos, como Tesouro Selic, Educa+ e o novo Tesouro Reserva. Ao investir, o cidadão empresta dinheiro ao governo federal, que se compromete a devolver o valor aplicado com juros ao fim do prazo previsto para cada título público. Para investir, é necessário procurar um banco parceiro do Tesouro Nacional.
