Início Internacional Trump diz que EUA e Ucrânia estão “a semanas” de acordo para...

Trump diz que EUA e Ucrânia estão “a semanas” de acordo para encerrar guerra

EUA propõem nova tarifa de 12,5% sobre produtos brasileiros
Foto: Reprodução

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste domingo (28) que Washington e Kiev estão “chegando muito mais perto” de um acordo para encerrar a guerra na Ucrânia, indicando que as negociações podem avançar nas próximas semanas. A declaração foi feita após encontro com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, no resort de Trump em Mar-a-Lago, na Flórida.

Segundo Trump, os dois países estariam a cerca de “95% do caminho” para um entendimento, embora ainda existam pontos sensíveis em aberto. O presidente norte-americano afirmou esperar maior engajamento dos países europeus no processo e disse que o sucesso das tratativas depende da superação de obstáculos considerados mais espinhosos.

Zelensky declarou que já houve avanço em um acordo sobre garantias de segurança para a Ucrânia, mas reconheceu que questões territoriais permanecem pendentes. O presidente ucraniano também afirmou que busca suavizar uma proposta dos Estados Unidos que prevê a retirada completa das forças ucranianas da região de Donbas, no leste do país — exigência atribuída à Rússia e que envolveria a cessão de áreas atualmente sob controle ucraniano.

O futuro de Donbas, no entanto, segue sem solução definida. “Não está resolvido, mas está se aproximando muito mais. Essa é uma questão muito difícil”, disse Trump. Antes da chegada de Zelensky à Flórida, Trump conversou por telefone com o presidente russo, Vladimir Putin, em diálogo classificado como “produtivo” por ambos. Segundo o assessor do Kremlin para política externa, Yuri Ushakov, a Rússia concordou em criar grupos de trabalho para tratar do conflito, com foco em temas econômicos e de segurança.