Por Yuri Abreu – Foto Reprodução/YouTube

Deputados estaduais trocaram ofensas e empurrões e, por muito pouco, não chegaram as vias fato durante sessão plenária da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), nesta terça-feira (17), enquanto os parlamentares discursavam e emitiam as opiniões sobre o polêmico Projeto de Lei 1.904/2024, conhecido como PL do Aborto, que está em discussão na Câmara dos Deputados.

Durante a fala do deputado Robinson Almeida, era possível perceber uma troca de provocações entre Diego Castro (PL) e Leandro de Jesus (PL), de um lado, e Olívia Santana (PCdoB) e Fátima Nunes (PT), do outro. O clima esquentou. Em determinado momento, o líder governista Rosemberg Pinto (PT) foi com o dedo em riste na direção de Leandro. Por sua vez, Marcelino Galo (PT) e Diego Castro trocaram empurrões.

Foi preciso que o presidente da sessão, deputado estadual Zé Raimundo (PT) chamasse a segurança para intervir na confusão e evitar o pior. No entanto, o também deputado Zó (PCdoB), na tentativa de defender as colegas de parlamento, se desentendeu com Leandro de Jesus e Diego Castro. Ao tentar se contido por um segurança, Leandro quase derrubou o agente legislativo.

Bastante exaltados, os parlamentares bolsonaristas chegaram a ser retirados do plenário e a sessão foi suspensa por 15 minutos. No entanto, ambos retornaram ao local.