Por Redação – Foto Victor Ferreira/EC Vitória

No último domingo (3), o Vitória assegurou sua vaga nas semifinais do Campeonato Baiano. No Estádio Mário Pessoa, em Ilhéus, o Leão derrotou o Itabuna por 2 a 0, na nona e última rodada da primeira fase do torneio. Os gols rubro-negros foram marcados por Patric Calmon e Alerrandro, confirmando também o rebaixamento do Itabuna para a Série B estadual. A última vez que o Leão chegou às fases eliminatórias do Baianão foi em 2018, quando foi vice-campeão, perdendo na final para o Bahia.

Garantido na segunda posição com 19 pontos, o Vitória enfrentará o Barcelona de Ilhéus, que encerrou a fase em terceiro lugar, somando 17 pontos. Os confrontos de ida e volta estão programados para ocorrer nos próximos dias 9 ou 10, no Estádio Mário Pessoa, e 16 ou 17, no Barradão. O vencedor enfrentará na final do Baianão 2024 o time que sair vitorioso do duelo entre Bahia e Jequié, que disputam a outra semifinal do torneio.

Durante os nove jogos da primeira fase do Campeonato Baiano, o Rubro-negro conquistou seis vitórias, um empate e duas derrotas. Sob o comando do técnico Léo Condé, a equipe se manteve consistentemente no G4 ao longo de todas as rodadas da fase inicial. A segunda posição foi garantida, ficando atrás apenas do Bahia, que também somou 19 pontos. No entanto, devido a um saldo de gols superior, o Bahia conquistou a liderança.