Valter Xéu

Postado em 26/08/2017 12:33

*Brasília e os meus bons amigos

.

Share Button

Ultimamente ando viajando bastante e isso me afastou um pouco de Brasília, mas sempre que lá apareço, visito meus diversos amigos como o adido de imprensa da Embaixada de Angola, jornalista Paulo Mateta que me recebeu em casa na quarta (07/06) para um jantar com a sua família onde tive a oportunidade de experimentar diversas iguarias da cozinha angolana preparadas pela sua esposa Matilde que faz um bolo de maizena de dá agua na boca e capaz de levar minha amiga Helô  Sampaio, expert em escrever sobre comida, ao delírio de tanto sabor.

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas em péPaulo Matela e Matilde
Outro que não deixo de visitar é o embaixador da Síria, Ghassan Nseir, amigo e admirador do Pátria Latina e que parte de volta ao seu país em agosto depois de mais de quatro anos no Brasil e para isso já estamos organizando uma despedida com os inúmeros amigos que ele fez na capital federal em um restaurante. Um bate-papo na embaixada da  Coreia do Norte com o nosso amigo Miong Chong sobre os últimos acontecimentos do seu país onde um gordinho simpático é o presidente e não esta nem ai para os rompantes de Donald Trump e sua trupe.
A imagem pode conter: 7 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e ternoO embaixador Sirio e senhor.
Outro lugar onde ‘bato o ponto’ sempre, são as embaixadas de Cuba, Equador e Bolívia, sendo que as duas primeiras os embaixadores foram chamados de volta pelos seus governos em função do golpe politico no Brasil.
A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé e terno
Outro lugar em que sempre visito é a embaixada da Rússia. Ir lá bater um papo sobre politica internacional com o nosso amigo Sergey Akopov, (foto) que promoveu na quinta-feira (dia 08/06) uma comemoração na embaixada referente à grande vitória do seu país na segunda guerra mundial, onde comparecem diversos diplomatas das mais diversas embaixadas em Brasília e amigos como esse jornalista que na  semana passada la esteve acompanhado da jornalista e editora do Correio Diplomático, Tania Nicole, do repórter fotográfico Silvio Tito, que sai de Feira de Santana onde mora pra realizar trabalhos para alguns países e que fotografou a festa russa, e Beto Almeida, diretor da Telesul no Brasil e membro do corpo editorial de Pátria Latina.

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé, terno e área internaEmbaixador Akopov, Com os jornalistas Beto Almeida (Telesul) e Silvio Tito (Pátria Latina)

Mas não é somente as embaixadas e os amigos diplomatas. A redação do BSB Capital, semanário dos mais importantes do país, que deixa no ‘chinelo’ varias publicações diária. O BSB mostra que em um momento em que as publicações impressas passam por momentos criticos  e seus diretores a beira de um ataque de nervo colocam a culpa na internet, no BSB o seu diretor é só sorriso largo com o crescimento da publicação onde ele usa com maestria a internet para fazer decolar o jornal impresso, coisa que muitos não sabem fazer.

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo

Orlando e Tatiana com o filho Gabriel
No BSB com a turma da redação e do seu diretor, sempre rola um bom papo que geralmente termina em algum restaurante ou barzinho e ai sem responsabilidade com horários, podemos varar a noite que pode ser na casa de Orlando também onde ele mostra seus dotes de cantor desafinado, acompanhados pelos filhos Gabriel e Julio, exímio tocadores de violão e cavaquinho, mas com as delicias dos tira-gostos preparados por Tatiana esposa de Orlando ate aguentamos bem sua voz desafinada. Mas o pior não é isso e sim ele achar que o seu Fluminense carioca é um time melhor que o Barça e Real Madrid e se esta ruim no momento é apenas uma mare de azar e de alguns arbitros.
Outro amigo bom de papo e de farra é o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Brasília (lá oA imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas em pécargo é coordenador) Vanderlei Pozzebom (foto acima) que andou se esbaldando em épocas carnavalescas em Salvador atrás do Trio Elétrico Armandinho Dodô & Osmar vigiado de perto pela sua linda Vanessa.
Com os festejos juninos, fico pela Bahia ate o final do mês e inicio de julho retorno para uma cidade onde apesar do fedor da corrupção incrustada em todos os poderes inclusive o midiático, ainda é um dos melhores lugares no Brasil para se viver.
*Valter Xéu é jornalista, diretor e editor de Pátria Latina e Irã News
Share Button

BUSCAR NO SITE: