Sem categoria

Postado em 15/09/2017 9:00

Vacina contra HPV a disposição até março, para jovens de 15 a 26 anos

.

Share Button

Adolescentes com idades a partir de 15 anos e jovens com até 26 anos, de ambos os sexos, residentes em Feira de Santana já podem usufruir dos benefícios da vacina contra o HPV. O Ministério da Saúde determinou que as doses dos lotes do imunizante com vencimento até março do próximo ano deverão ser aplicado nesta intervalo de faixa etária.

 

A medida objetiva evitar desperdícios. Até há pouco, a vacina era destinada as meninas da faixa etária de 9 a 14 anos. Recentemente meninos de 11 a 14 anos também foram incluídos nesta rotina vacinal. O HPV é a principal causa de câncer de colo de útero. O imunizante é eficiente na proteção das mulheres contra esta doença.

 

Entre os homens, a vacina os protege contra os cânceres de pênis, orofaringe e ânus. A orientação do Ministério da Saúde é que quando o estoque a vencer em março acabar, a vacinação vai continuar apenas entre o público-alvo. O imunizante previne contra quatro tipos do HPV: 6, 11, 16 e 18.

 

Em Feira de Santana a vacina está disponível em todas as unidades de saúde. De acordo com o enfermeiro da Rede de Frio da Secretaria de Saúde, Carlos Henrique Valverde, as doses subsequentes estão garantidas – mais duas, com intervalo de dois e seis meses nas duas últimas. Se os tiver, os interessados deverão apresentar o cartão de vacinação.

 

Ainda de acordo com o enfermeiro, o abastecimento das unidades de saúde é feito com normalidade, de acordo com a demanda de cada uma delas. A vacina também está disponível para os transplantados de órgãos sólidos, de medula óssea ou pacientes oncológicos de 9 a 26 anos de idade, bem como aqueles que vivem com HIV/aids.

Share Button

BUSCAR NO SITE: