A Chamada Nordeste, iniciativa do BNDES que destina R$ 113 bilhões para financiar projetos da iniciativa privada na região, teve seu resultado divulgado nesta segunda-feira (1) durante a Assembleia Geral Ordinária do Consórcio Nordeste, em Teresina (PI). A Bahia apresentou 61 propostas e receberá R$ 35 bilhões, maior volume entre os estados. O governador Jerônimo Rodrigues destacou que o número de projetos corresponde ao porte da economia baiana e afirmou que a próxima etapa é garantir a execução das iniciativas e a geração de emprego.
Ao todo, 189 propostas foram selecionadas nos nove estados do Nordeste, superando em 11 vezes a previsão inicial de investimentos. A ação reúne instituições financeiras federais de fomento e integra a estratégia da Nova Indústria Brasil.
Durante o encontro, foi anunciado que a região contará com um Centro de Inteligência Artificial do Nordeste (CIAN). A estrutura reunirá universidades, parques tecnológicos e laboratórios para desenvolver soluções aplicadas a políticas públicas e ampliar tecnologias voltadas para áreas como saúde, segurança, educação, agricultura e gestão. O CIAN também pretende atrair investimentos e fortalecer projetos estratégicos envolvendo Inteligência Artificial.
A Assembleia do Consórcio Nordeste incluiu ainda a apresentação dos estudos “Futuro Digital do Nordeste” e “Powershoring”, a assinatura de acordos com ENAP, Sebrae, ApexBrasil, Instituto Ethos e Norgás, além da entrega do Relatório 2025 e da aprovação do orçamento de 2026. A comitiva baiana foi composta pelo governador Jerônimo Rodrigues e por representantes de pastas estaduais e órgãos vinculados.
