Início Brasil Gás do Povo chega a todas as capitais do país

Gás do Povo chega a todas as capitais do país

Gás do Povo chega a todas as capitais do país
Foto: Divulgação/Governo Federal

O Programa Gás do Povo passou a atender todas as capitais brasileiras a partir desta segunda-feira (26), com a ampliação da cobertura para 17 cidades que ainda não integravam a iniciativa. Nesta segunda fase, cerca de 950 mil novas famílias começaram a receber o vale para recarga gratuita do botijão de gás de cozinha (GLP) de 13 quilos, que pode ser utilizado em mais de 10 mil revendedoras credenciadas em todo o país.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), o programa deve estar em pleno funcionamento até março, quando a previsão é alcançar 15 milhões de famílias em todos os 5.571 municípios brasileiros. A proposta é enfrentar a chamada pobreza energética, caracterizada pela dificuldade de acesso a serviços básicos de energia, como o gás utilizado para o preparo de alimentos.

De acordo com o governo federal, além do impacto social, a iniciativa também traz reflexos para a saúde pública. O MDS aponta que o acesso regular ao botijão de gás reduz o uso de alternativas consideradas perigosas, como lenha, carvão e querosene, diminuindo riscos de doenças respiratórias, queimaduras e outros acidentes domésticos.

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, destacou o efeito direto do programa no orçamento das famílias de baixa renda. “O benefício alivia o orçamento familiar dos mais pobres, que podem destinar o dinheiro que gastariam no botijão para comprar alimentos ou suprir outra necessidade básica”, afirmou. Com a ampliação, o Gás do Povo passa a substituir gradualmente o Auxílio Gás, que atendia cerca de 4,4 milhões de famílias a cada dois meses.

Para ter direito ao benefício, é necessário ser beneficiário do Bolsa Família, possuir ao menos duas pessoas no núcleo familiar, ter renda per capita de até meio salário-mínimo e estar com o Cadastro Único atualizado nos últimos 24 meses. O acesso ao vale pode ser feito por aplicativo, cartão do Bolsa Família, cartão de débito da Caixa ou por meio do CPF do responsável familiar nas revendedoras credenciadas.

Nesta etapa, passam a ser contempladas capitais como Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Manaus, Salvador, entre outras, consolidando a cobertura nacional do programa. A expectativa do governo é que, nos próximos meses, o Gás do Povo esteja completamente integrado à política de assistência social, garantindo o acesso regular ao gás de cozinha para famílias em situação de vulnerabilidade.