Um incêndio em um bar localizado na estação de esqui de Crans-Montana, na Suíça, deixou ao menos 40 pessoas mortas e 119 feridas durante as celebrações de Ano Novo. A principal hipótese investigada pelas autoridades é de que o fogo tenha começado após velas de faísca serem colocadas em garrafas de champanhe dentro do estabelecimento.
Segundo a procuradora-geral do cantão de Valais, Beatrice Pilloud, as velas teriam entrado em contato com o teto do bar, o que provocou a propagação do incêndio. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (2). De acordo com ela, vídeos do local foram obtidos e analisados, além da realização de entrevistas com testemunhas.
Relatos de duas pessoas que estavam no bar no momento do incêndio foram exibidos pelo canal francês BFMTV. Elas afirmaram que uma garçonete teria colocado velas de aniversário sobre garrafas de champanhe e que uma delas foi erguida próxima ao teto, que teria pegado fogo. Pilloud informou ainda que os dois gerentes franceses do estabelecimento foram ouvidos, assim como pessoas que conseguiram sair do local.
Entre os feridos estão 71 suíços, 14 franceses, 11 italianos, quatro sérvios, um bósnio, um belga, um luxemburguês, um polonês e um português. Outras 14 pessoas seguem sem nacionalidade divulgada. A BBC Verify analisou duas imagens que mostram velas de faísca acesas presas a garrafas dentro do bar Le Constellation.
